Povos esquecidos ou sociedade inexistente?

Durante uma brincadeira no Twitter com @henriquearake e @vignamaru falamos sobre sócios Incas, Maias e claro quem desejaria um sócio que nem história tem muito menos deixa rastro de sua existência?
Paremos então para pensar no seguinte, uma sociedade tem sua cultura formada, possíveis rituais e do nada some do mapa, o que poderia ter feito tal varredura?

Será que estes antigos templos não passam de territórios inférteis assim gerando dificuldade de sobrevivência, onde mesmo a pecuária se torna complexa pela alteração climática falta de vegetação ou mesmo por fortes terremotos o que torna impossível se morar no lugar?

Não estamos tão distante dessas condições, aqui no Brasil temos história mas é com personalidades de fora ou descendentes de fora, eu mesmo tenho sangue Português e Italiano.
Mas nossa história, nosso cotidiano é escrito a cada dia com uma rotina discreta que não marca ninguém e nem ao menos podemos ser exemplos para a sociedade afinal somos meros trabalhadores, não é?
Chutamos baldes, pagamos contas e mesmo assim não fazemos a diferença, temos um governo falho, opa não vamos comentar sobre política certo? Temos uma nação que não entende sobre estado laico, opa agora é religião com política, não vamos estender né?

O desaparecimento destes povos simplesmente não pode ter ocorrido por tal falta de importância? Notem que só damos valor as pessoas que morrem, geramos até TT’s por elas, como nosso grande e querido José de Alencar que metade dos que deram seus RTs e postaram suas mensagens de afeto não sabem ao menos quem foi esse tal de Alencar, assim como nosso tão odiado Bolsonaro, conhecido agora pelos “antenados” nas notícias twittescas.

Será que se por um dia sumirmos do mapa alguém notará? Se por acaso 6 milhões de pessoas daqui da cidade de São Paulo desapareçam sem sinais, será que vão “mitologizar” o espaço como uma nação que vivia do ofício, não sabia pecuária, mas dominava compostos de celulose e alguns reagentes químicos formando assim uma superfície lisa onde pudessem escrever algo referente as suas obrigações e rituais estranhos?

Uma viagem e tanto com certeza, mas não somos tão lembrados como gostaríamos, e não temos tanta influência como pensamos, atingimos apenas uma parcela de clientes, amigos e familiares, mas será que mesmo assim ainda não estamos em processo de desaparecimento como podem ler neste link?

Anúncios