Design por definição é projeto, alguns citam como “designer é aquele que cria o que não existe”, o designer nada mais é que a pessoa responsável e qualificada para fazer design.

Mas o que é design?

Seguindo a teoria de Darwin: Voltemos a pré-historia, o homem um belo dia notou que objetos cilindricos ou UhmUgaBugaTupa rolavam melhor do que objetos ovalados, como pedras de sua época. Assim depois de muito tempo refletindo, usando enfim o tico e o teco ou lutando contra invasores do espaço (vide os herculóides: http://www.youtube.com/watch?v=5qRG8UWw214 ), o homem decidia evoluir, isso claro seguindo a teoria de Darwin.
O homem então invetava a roda? Mas descobrira o fogo?

Algo a se pensar

O homem não criava a roda mas sim encontrou um método para adequar o movimento de algo, ou apenas ficar rolando a tarde toda até achar uma utilidade.
Pulando um pouco na história os homens para agilizar o processo de locomoção de pedras gigantes ou objetos grandes utilizavam toras de tamanhos diferentes que lhe davam velocidades diferentes. Dessa forma criaram sim um método de locomoção diferenciado. Estudiosos começariam a estudar os conceitos da física mas sem maior aprofundamento, coisa possível só na idade média ainda com risco de ter sua cabeça cortada, ser afogado, cremado vivo e etc, antes disso poderia  passar por algumas coisas encontradas aqui.

Não vou entrar com história da arte pois pode complicar o texto, não queremos ninguém perdido por aqui não é? 🙂

Nos próximos textos vamos tratar a fundo algumas ferramentas e como são importantes, e como não são design, mas sofreram pelo processo depois. Designers de produto vão adorar com certeza 😀
O objetivo é mostrar como o design é possível, e como não criamos algo em cima disso, os designers possuem o processo criativo e não processo de criação.

Anúncios